O adensômetro (Broadbent), começou a operar em 2012 e tem como objetivo adensar amostras usadas em modelos físicos ou em ensaios de laboratório. Isso é feito ao adensar uma amostra de solo, para tensão e grau de adensamento predeterminado através de uma força controlada exercida por um atuador. Permite aplicar tensões verticais de até 400 kPa para a caixa de ensaio padrão.

O equipamento pode ser divido em três partes principais: o painel de controle, caixa de preparação do ar comprimido e o atuador. Além disso, outra parte fundamental é a caixa de amostra, mas é considerada como uma peça à parte do equipamento.

Para realização do ensaio, o solo é colocado em uma caixa metálica sem tampa. Uma placa colocada em cima da camada e transfere a força exercida pelo atuador para o solo em forma de tensão vertical sobre toda a superfície superior da camada. Para garantir o adensamento, dispositivos filtrantes são colocados embaixo e em cima da amostra, caracterizando um adensamento com duas superfícies drenantes. A água drenada é levada para fora da caixa por drenos nas laterais.

Dados do Equipamento

Marca: Thomas Broadbent & Sons LTD

Ano de aquisição: 2012

Outras denominações: Consolidometer

Parâmetros Dados
Força máxima a ser aplicada
18kN

legendalegendalegenda